Na nossa génese, a Arte. Um código que se expressa de múltiplas formas. Forma-nos. Transforma-nos. Cada novo projecto é uma procura que traz vários encontros. Da música com o corpo, do som com a cor, dos objectos com as palavras. Ouve-se o sussuro do vento nas cordas. Ou será o rumor das canas? É Abril, o mês em que florescem pianos. |
At our genesis, Art. A code that is expressed in multiple forms. It forms us. It transform us. Each new project is a search that brings various encounters. Between music and the body, colors and sounds, objects and words. The wind whispers on the strings. Or is the rumor of reeds? It is April, the month in which pianos flourish. |
Abril
tem uma forte presença nossa em Lisboa. O IN-Ludofonica e a Patrulha
propõem várias formas de descobrir a música, fazendo-a. Estreia o novo
documentário de Pedro Sena Nunes sobre Opus Tutti. É no Festival
Inarte, no Teatro São Luiz em Lisboa. Uma conferência sobre Arte e
Desenvolvimento Humano na Faculdade de Ciências Socias e Humanas - UNL. Logo
ali ao lado, na Fundação Gulbenkian, mais uma sessão de Arte da
Lúdica reunirá a equipa do Opus Tutti e educadores de infância para
redescobrir as intersecções entre a ludicidade e a arte. No Centro
Infantil Roseiral, teremos a estreia de Opus 7. Numa
iniciativa do Opus Tutti, estaremos na FCG para ouvir e fazer música com a Orquestra da Escola do Cerco do Porto. Mas
há mais Portugal: O AliBaBach vai a Gouveia e a Patrulha estará na Casa
das Artes em Famalicão. Encontre-se connosco numa destas
iniciativas! |
In April we do several things in Lisbon. IN-Ludofonica and Patrulha propose several ways to discover music, by doing it. The new documentary about Opus Tutti directed by Pedro Sena Nunes will be premiered. This will happen in Inarte, at Teatro S. Luiz in Lisbon. We will present a talk on Arts and Human Development at the Faculdade de Ciências Socias e Humanas - UNL. Just across the road, at the Gulbenkian Foundation, another session of Arte da Lúdica will join the Opus Tutti team and childhood educators to rediscover the intersections between art and playfulness. Opus 7 will be premiered at Roseiral. Within a new Opus Tutti initiative in FCG, we will listen to the orchestra of Oporto's Escola do Cerco and we'll make music together. But there is more Portugal: AliBaBach will travel to Gouveia and Patrulha will be presented at Casa das Artes em Famalicão. See you at one of these events, OK? |
A Arte da Lúdica cresceu, o Gamelão de Porcelana e Cristal encontrou uma nova casa em Leiria (na Capela São Pedro), o AliBaBach esteve no Teatro São Luiz em Lisboa e o Opus 2 em Vila Real. Em Antuérpia houve TAM-TAM. Encontraram-se sementes para a música na infância. Foi assim que começou a Primavera. |
Arte da Lúdica grew uo, the Gamelan of Porcelain and Cristal found a new home in Leiria (the Capela de São Pedro), AliBaBach was at Teatro São Luiz in Lisbon and Opus 2 went to VilaReal. In Antwerp there was TAM-TAM. Seeds for music and affection in infancy were found. That is how Spring started. |
"Ninguém Faz Filmes de Olhos Abertos, Todos os Vêem no Escuro" Volto a uma frase antiga, timbre manifesto do meu percurso, de um cinema que construo sequencialmente. Escrevi esta frase há muitos anos, entre Glasgow e Dublin, quando procurava um cinema feito de olhares alicerçados na experimentação e na investigação. Defendo que a construção da imagem se faz de olhos fechados e é de olhos, umas vezes abertos, outras fechados, que o cinema acontece, exclusivamente dentro de nós. Gosto da imersão, do mergulho, da intensidade, da ubiquidade a que me sujeito quando filmo. Filmo uno. Filmo com a fixidez de um olhar em escuta. Elevo-me à invisibilidade, uma prática exaustiva de concentração. Filmo com o corpo para dar voz às imagens. O cinema habita-me entre as veredas do presente suspenso das imagens que fixo e a continuidade das imagens que perco. Numa imensidão narrativa, o cinema prende-se à minha memória e vai-se desvanecendo numa perda progressiva de referências. A linha invisível que define a trajectória do meu cinema explora claramente duas paisagens. É dessas explorações: realista e experimental, que promovo a ausência de fronteiras. Ninguém faz filmes de olhos abertos, e nem sempre sei onde os vêem. O cinema é extremo, é início e fim. Pedro Sena Nunes, realizador, fotógrafo, produtor,
professor, pai e director artístico da Vo'Arte. Pedro Sena Nunes e a CMT colaboram regularmente desde 2001. |
"Nobody directs a film with open eyes; films are seen in darkness" I like the dip, the dive, the intensity ubiquity of the subject when I film. I shoot with a look of fixity listening. I raise myself to invisibility, a comprehensive practice of concentration. I film with the body to give voice to the images. The film inhabits me from the paths of the images that I fix and the continuity of images that I lose. In immensity narrative, the film holds up to my memory and fades in a progressive loss of references. The invisible line that defines the trajectory of my films explores clearly two landscapes. I search the absence of boundaries among realistic and experimental perspectives. Nobody makes movies with open eyes and I do not always know where to see them. Filming is extreme, it is the beginning and the end. Pedro Sena Nunes,
director, photographer, producer, teacher, father of three kids and
artistic director of Vo'Arte. Pedro Sena Nunes and CMT regularly cooperate since 2001 |
Formiguinha é volume que agora partilhamos. Resmas de Raps e Rimas é uma colecção de palavras que soam a música. A Língua Portuguesa habita a música de vários trabalhos da CMT e queremos continuar a disponibilizar material para que cresça e se transforme. Aqui! |
Formiguinha is the volume we share today. Resmas de Raps e Rimas is a collection of words that sound like music. The Portuguese language lives in several CMT projects and we intend to keep releasing these materials for further growth and transformation. Here! |
O documentário Opus Tutti - Enraizar estreia em Lisboa no dia 10 de Abril, pelas 21h, no Jardim de Inverno do Teatro Municipal São Luiz, no âmbito do InArte - Encontros Internacionais Inclusão pela Arte. Com a presença do realizador Pedro Sena Nunes e da coordenadora do projecto, Helena Rodrigues. A entrada é livre. |
The
documentary Opus Tutti - Rooting will be premiered on the 10th of Abril
at 21h00, at Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, Lisbon, as
part of the program of InArte - Encontros Internacionais Inclusão pela Arte (International
Colloquium on Inclusion Through Art). The director Pedro Sena Nunes and
the coordinator of the project, Helena Rodrigues, will share their
views about this new documentary about Opus Tutti project. Free
admitance.. |