Estava programada mais uma formação imersiva a convite da Câmara Municipal de Loulé para julho de 2020. Jardim Interior havia sido um Sucesso no ano anterior! No entanto, devido à pandemia, a CMT reformulou a sua vinda a Loulé e assim surgiu ZygZag&Zoom; de imersiva, passou a formação a zoomersiva, pois surgiu da nova realidade em que todos passámos a usar plataformas digitais no (tele)trabalho, no ensino à distância, etc. Foi permitido explorar as ferramentas de trabalho da  plataforma ZOOM, numa perspetiva criativa e artística, com os formandos nas suas casas e a equipa dos formadores em Loulé, no Cineteatro Louletano. Aos ziguezagues, foram exploradas as potencialidades deste outro digital: exploração dos fundos (estímulos visuais), o brincar com tantas janelinhas desta “casa ZOOM”, uma partilha constante de estímulos e respostas, sonoros e visuais, enriquecendo assim o modo de trabalhar com as crianças (à distância).

Neste desafio, a equipa transformou um suposto encontro físico num Laboratório de Criação e Formação, onde, ao longo da semana, simultaneamente se partilhou um conjunto de processos, mas também se aprendeu com os mesmos. A experiência da CMT ocorrida durante os meses de confinamento e que resultou no “Poemário” e no “Poemário Vivo” foi igualmente partilhada e os recursos utilizados nestas duas vertentes foram trabalhados e explorados. Veja abaixo a reportagem do Cine-Teatro Louletano.

Criaram-se pontes, muitas pontes. Deu-se o máximo em termos de criação artística – numa situação adversa e aparentemente limitadora conseguiu-se transmitir, partilhar e sentir emoções, culminando a experiência numa apresentação com público a assistir também nas suas janelas/casas através do ZOOM.

Comunicou-se, interagiu-se, escutou-se, respirou-se em conjunto… Houve vida.

Maria João Sousa