De Loulé a Ebeltoft (Dinamarca), passando por Matera (Itália), foi assim a viagem pelas ações de formação do Projeto ABC – Artistic Beginnings in Co-Creation, que reuniu artistas, produtores e equipa técnica das três companhias envolvidas no projeto (Companhia de Música Teatral, Compagnia Teatrale L’Albero e a Companhia de Teatro Musical Figaros).
Em Loulé, em Julho de 2024, demos início ao projeto com mais uma edição da formação imersiva i.lab Mil Pássaros. Nesta formação, tivemos oportunidade de desenvolver e partilhar práticas artísticas para a primeira infância, culminando numa performance final, para bebés e cuidadores, inspirada na constelação A Liberdade A Passar Por Aqui que celebrou os 50 anos do 25 de Abril. Em paralelo, desenvolvemos e estreámos o espetáculo PaPI Opus 10, com Mariana Caldeira Pinto, uma das artistas CMT envolvidas no projeto ABC.
Em Matera, em Novembro de 2024, fomos recebidos pela Compagnia Teatrale L’Albero, no Ecoverticale, um espaço que acolhe artistas em residência, exposições e eventos culturais. Mergulhámos nas experiências imersivas dos espetáculos criados pela L’Albero com a comunidade de Matera, e discutimos formas de acessibilidade e integração de comunidades na criação e produção de espetáculos. Conhecemos o espaço CrescenDO, onde desenvolvemos sessões participativas e de co-criação para bebés e mães.
No início do mês de Março, viajámos até Ebeltoft, onde a companhia Figaros nos recebeu, para a última fase do projeto – a formação “Voices in Co-Creation”, na inspiradora Maltfabrikken. Juntámos as nossas vozes, não só entre artistas, mas também nas sessões de contacto com a comunidade local.
O espetáculo PaPI Opus 10 voou até à Dinamarca, onde foi apresentado a crianças, educadores e pais dinamarqueses, no contexto da formação.
“Comunicação”, “confiança” e “cooperação” são ecos destes últimos dias, onde partilhámos o progresso das experiências desenvolvidas por cada companhia, revisitámos as competências adquiridas ao longo do projeto e discutimos o seu impacto na nossa prática artística.
No seguimento deste projeto, desenvolveremos o PaPI Opus 11, que terá a sua estreia em Novembro, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
O Projeto ABC é financiado pela UE através do programa Erasmus + como uma parceria de pequena escala entre a Companhia de Teatro Musical Figaros (Dinamarca), a Compagnia Teatrale L’Albero (Itália) e a Companhia de Música Teatral (Portugal).
Para mais informações por favor contacte [email protected].