A “experiência da arte” nos primeiros anos de vida tem repercussões profundas no desenvolvimento futuro e na “afinação do presente” dos que se relacionam com bebés e crianças pequenas. Os desafios que se colocam para os criadores, intérpretes e educadores que trabalham com os mais pequeninos são aliciantes e têm merecido por parte da Companhia de Música Teatral (CMT) uma atenção muito particular. Ao longo de um percurso que faz 25 anos em 2023-24, a CMT tem criado experiências artísticas para a primeira infância com características muito próprias, explorando diferentes formatos, alargando as perspectivas de públicos, artistas e educadores, criando espaços de fruição, partilha, comunicação, investigação e formação.
A primeira edição de Inventário dos Frutos teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, no final do projeto Opus Tutti, e pretendia ser uma partilha de alguns dos resultados do trabalho direto dos anos anteriores. As reverberações da primeira edição continuaram a fazer-se sentir e, ao longo dos últimos anos, o Inventário dos Frutos foi evoluindo e tomando diversas formas, dialogando com o espaço que o acolhe.
O Inventário dos Frutos #5 foi apresentado no Cine-Teatro Alba, propondo uma espécie de viagem que atravessa diferentes constelações artístico-educativas do universo criativo da CMT e convidando a uma escuta com o corpo todo, a leituras criativas fundadas na pluralidade dos sentidos e à “afinação de pessoas, pássaros e flores”.