O trabalho artístico da CMT tem vindo a estar cada vez mais alinhado com uma abordagem educativa que busca a essência do que nos torna humanos, e com uma postura ecológica que procura consciencializar para a necessidade da preservação ambiental. Muito se tem falado sobre a chamada “emergência climática”. Talvez devamos acionar também uma “emergência empática”. E talvez estas duas “emergências” correspondam a uma mesma necessidade de cuidar: cuidar do planeta onde vivemos; cuidar dos seres humanos que o habitam. É cada vez mais importante chamar a atenção para a necessidade de preservar o mundo em que vivemos e há muitas formas de o fazer. Ensinar a olhar e escutar de forma poética é certamente uma das que faz falta e deve ser promovida desde a primeira infância.

A constelação Mil Pássaros articula criação artística, formação. mediação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a “voz” dos pássaros. Procura-se, deste modo, ajudar a tomar consciência da fragilidade do planeta em que vivemos e alertar para a necessidade de cuidar do mesmo. Mil Pássaros lança o apelo para se “escutar os pássaros”, como metáfora para se juntar a comunidade nos cuidados com o ambiente e na esperança de nos escutarmos melhor.
Mil Pássaros promove experiências musicais e artísticas colocando em diálogo famílias e creches/jardins-de-infância/escolas, numa sensibilização à escuta da paisagem sonora e à escuta da interioridade. É um projecto “caleidoscópico” e “complexo” e que se adapta ao contexto em que se realiza. Em 2024 o projeto Mil Pássaros será desenvolvido em Coimbra e no Fundão, com uma identidade comum e percursos autónomos. Fará parte também da participação da CMT no SenseSquared, o projeto Erasmus+ (KA2) que estamos a desenvolver com parceiros da Bélgica, Dinamarca, Holanda e Noruega.

Mil Pássaros em Coimbra dirige-se a toda a comunidade do ensino pré-escolar público do concelho de Coimbra, numa articulação intersectorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do Convento São Francisco da Câmara Municipal. O projeto desenvolve-se ao longo do 1.º semestre de 2024 e contempla atividades nos Jardins de Infância e uma presença regular no Convento São Francisco. Inclui o II Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros, as formações t.Lab Mil Pássaros e Canto dos Pássaros / Musicalidade Comunicativa na Educação de Infância, no Convento de S. Francisco, o Gabinete do Pássaro, online, a realização da Oficina dos Pássaros e PaPI-Opus 8 nas escolas participantes e a instalação final, Mil Pássaros, no Convento São Francisco.
Mil Pássaros no Fundão decorrerá entre Janeiro e Abril, envolverá jardins de infância e escolas do primeiro ciclo do concelho do Fundão e é mediado pela Moagem. O projeto inclui a formação t.Lab Mil Pássaros no Casino Fundanense, o Gabinete do Pássaro, online, a apresentação de PaPI-Opus 8 nas escolas participantes e a instalação final, Mil Pássaros, na Moagem, Cidade do Engenho e das Artes.

Thousand Birds é a designação atribuída ao conjunto de actividades lideradas pela CMT no SenseSquared. Numa fase inicial inclui formação online, z.Lab e a apresentação de Opus 8.z (Dezembro e Janeiro). Em Abril/Maio as oficinas Imaginary Birds terão lugar na Bèlgica (Musica, Neerpelt), bem como a instalação final (Tabloo, Dessel)