O ofício da Companhia de Música Teatral é a criação de “constelações artístico-educativas”: neste modelo de trabalho, diferentes formas de criação e intervenção artística e educativa são geradas a partir de um objeto artístico original, potenciando-se as relações entre todos os elementos da constelação.
A constelação Mil Pássaros articula criação artística, formação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a “voz” dos pássaros. Procura-se, deste modo, ajudar a tomar consciência da fragilidade do planeta em que vivemos e alertar para a necessidade de cuidar do mesmo.
Mil Pássaros inspira-se numa lenda japonesa, segundo a qual um desejo torna-se realidade se se construir mil orizurus (um tsuru ou um orizuru é um pássaro construído em papel seguindo a técnica de origami), enquanto se pensa nesse mesmo desejo. Na segunda metade do século vinte, após a bomba de Hiroshima, o orizuru tornou-se um símbolo do desejo de paz e da necessidade de espírito de união na construção de um mundo mais harmonioso.
Mil Pássaros lança o apelo para se “escutar os pássaros”, como metáfora para se juntar a comunidade nos cuidados com o ambiente e na esperança de nos escutarmos melhor.
Mil Pássaros promove experiências musicais e artísticas colocando em diálogo famílias e creches/jardins-de-infância/escolas, numa sensibilização à escuta da paisagem sonora e à escuta da interioridade. Um projeto que promove a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que urge abordar desde a primeira infância.
Mil Pássaros em Coimbra é um projeto-âncora de alcance estratégico para o Município de Coimbra, o qual se dirige a toda a comunidade pré-escolar do concelho de Coimbra, numa articulação intersectorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do Convento São Francisco da Câmara Municipal.
O projeto desenvolve-se ao longo de 2023 e 2024, envolvendo 52 turmas do ensino pré-escolar distribuídas por 34 estabelecimentos escolares, respetivos educadores e assistentes operacionais, famílias das crianças participantes e outros cuidadores. A par de uma intensa vertente formativa, serão desenvolvidas atividades nos Jardins de Infância e haverá grande presença no Convento São Francisco, onde serão desenvolvidas atividades de natureza complementar a juntar públicos diversos numa grande comunidade.