O trabalho artístico da CMT tem vindo a estar cada vez mais alinhado com uma abordagem educativa que busca a essência do que nos torna humanos, e com uma postura ecológica que procura consciencializar para a necessidade da preservação ambiental. Muito se tem falado sobre a chamada “emergência climática”. Talvez devamos acionar também uma “emergência empática”. E talvez estas duas “emergências” correspondam a uma mesma necessidade de cuidar: cuidar do planeta onde vivemos; cuidar dos seres humanos que o habitam. É cada vez mais importante chamar a atenção para a necessidade de preservar o mundo em que vivemos e há muitas formas de o fazer. Ensinar a olhar e escutar de forma poética é certamente uma das que faz falta e deve ser promovida desde a primeira infância.
A constelação Mil Pássaros articula criação artística, formação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a “voz” dos pássaros. Procura-se, deste modo, ajudar a tomar consciência da fragilidade do planeta em que vivemos e alertar para a necessidade de cuidar do mesmo. Mil Pássaros lança o apelo para se “escutar os pássaros”, como metáfora para se juntar a comunidade nos cuidados com o ambiente e na esperança de nos escutarmos melhor.
Mil Pássaros promove experiências musicais e artísticas colocando em diálogo famílias e creches/jardins-de-infância/escolas, numa sensibilização à escuta da paisagem sonora e à escuta da interioridade. Um projeto que promove a construção de bases educativas para resultados a longo prazo, levantando questões que urge abordar desde a primeira infância.
Mil Pássaros em Coimbra é um projeto-âncora de alcance estratégico para o Município de Coimbra, o qual se dirige a toda a comunidade pré-escolar do concelho de Coimbra, numa articulação intersectorial entre a Divisão de Educação, a Divisão de Cultura e a Divisão do Convento São Francisco da Câmara Municipal.
O projeto desenvolve-se ao longo do 1.º semestre de 2024 e dirige-se a toda a comunidade do ensino pré-escolar publico do concelho de Coimbra convidando os respetivos educadores e assistentes operacionais, famílias das crianças participantes e outros cuidadores. A par de uma intensa vertente formativa, serão desenvolvidas atividades nos Jardins de Infância e haverá grande presença no Convento São Francisco, onde serão desenvolvidas atividades de natureza complementar a juntar públicos diversos numa grande comunidade.
No dia 10 de janeiro, no Convento São Francisco, o II Encontro Arte-Ambiente: Mil Pássaros em Coimbra assinala o início do projeto. As formações t.Lab Mil Pássaros (24 e 31 de janeiro) e Canto dos Pássaros / Musicalidade Comunicativa na Educação de Infância (entre 21 de fevereiro e 22 de maio) dirigem-se à comunidade de profissionais do pré-escolar, ao mesmo tempo que o Gabinete do Pássarogarante o apoio necessário para a implementação das propostas educativas no terreno, a par de atividades dirigidas às crianças. Entre março e maio, cada sala de Jardim de Infância terá uma Oficina dos Pássaros com sugestões de atividades educativas no respetivo contexto e receberá a visita de PaPI-Opus 8 (uma obra de música teatral especificamente concebida para poder ser apresentada em espaços como jardins de infância).
Por diversas vias, o projeto procura promover o diálogo entre profissionais e famílias, visando o envolvimento da comunidade nos cuidados e educação de todas as crianças. A instalação final, Mil Pássaros, a ocorrer no Convento São Francisco entre junho e setembro, celebrará este desejo coletivo, convidando à escuta e à contemplação.