Mil Pássaros no Fundão concilia criação artística, formação e envolvimento da comunidade através de um conjunto de experiências artístico-educativas de diferente natureza em que se incentiva a escutar a “voz” dos pássaros.
Em Janeiro, realiza-se a ação de formação t.Lab Mil Pássaros – Formação Transitiva em Arte para a Infância dirigida às educadoras dos Jardins de Infância que manifestaram interesse em integrar o projeto. Pretende-se promover o bem estar e incentivar a qualidade das práticas artístico-educativas junto da comunidade pré-escolar.
Ao longo do mês de Fevereiro, e sempre com o apoio do nosso Gabinete do Pássaro, o projecto desenvolve-se no seio dos jardins de infância. Procura-se alertar a comunidade para a fragilidade do planeta em que vivemos e para a necessidade do “cuidar de”.
As famílias são também convidadas a envolver-se no projeto, sendo desafiadas a valorizar os espaços verdes e a escutar os pássaros com as suas crianças. Estas vivências são simbolicamente assinaladas com a construção de Orizuros (pássaros de papel), integrados no cenário de PaPI – Opus 8, uma peça de música-teatral que é apresentada em vários jardins de infância do Município do Fundão.
Depois, a partir de Março, os pássaros de papel (Orizuros) construídos pela comunidade escolar “voam” para A Moagem juntando-se numa instalação colectiva intitulada Mil Pássaros. O nome do projecto vem de uma tradição japonesa que diz que se se construirem mil pássaros enquanto se pensa num desejo, este desejo acaba por se realizar.
Datas importantes:
- 16 e 23 janeiro- t.Lab Mil Pássaros – Formação Transitiva em Arte para a Infância
- Casino Fundanense (Dirigida aos educadores participantes)
- Fevereiro- Desenvolvimento do projecto nos jardins de infância participantes, incluindo a apresentação de PaPI – Opus 8
- Jardins de infãncia participantes
- 3 de março a 15 abril- Instalação Mil Pássaros.
- A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes (para toda a comunidade)