A criatividade é o veículo da liberdade

A criatividade é a liberdade da nossa mente e corpo (que são inacreditavelmente flexíveis) poderem estabelecer novas conexões. A criatividade pode reparar e evoluir, e criar o novo, até então inimaginável. Tem o poder de fazer brilhar a luz de diferentes ângulos, de abrir os nossos corpos e mentes a outras realidades.

Dá-nos a capacidade de “sonhar”, de ultrapassar os nossos problemas diários e de nos conectarmos a diferentes universos de esperança e sonhos que desencadeiam e estimulam a flexibilidade de olhar para problemas aparentemente irremediáveis e de nos ligarmos ao nosso poder de “criar” o desconhecido que está à espera de nascer!

A criatividade é também uma atitude, uma abertura para nos deixarmos “inspirar” por algo maior do que nós, algo maior do que a rigidez restritiva das estruturas de poder estabelecidas. Uma rigidez que faz com que muitos de nós se sintam desesperadamente impotentes perante a magnitude aparentemente inamovível dessas forças. Mas nada é rígido neste mundo. Isso é só uma ideia! Tudo muda o tempo todo. Frequentemente de forma mais profunda do que nós compreendemos.

A criatividade é a única forma de lidar e até brincar com tudo isto. Precisamos de aprender, a todos os níveis, a libertarmo-nos do que parecem ser as nossas âncoras de segurança e a tornarmo-nos mais conscientes das nossas crenças fundamentais que orientam o nosso desenvolvimento e ações. Tudo parece mudar cada vez mais depressa. Nada é permanente! Temos de estar cientes de que até estas crenças podem estar sujeitas à mudança e à evolução. A flexibilidade é a resposta! A única forma de “sobreviver” é aprender a adaptarmo-nos, confiar na nossa capacidade de “nadar nos rios da mudança” e restabelecer a nossa ligação com o grande Espírito.

Ao estimular e validar a nossa flexibilidade de adaptação, aprendemos a confiar, a deixarmo-nos levar pelo momento e a sentir onde e como podemos acrescentar os sabores e as cores das nossas esperanças e sonhos. Precisamos de desenvolver a coragem de confiar em nós próprios e no poder e sabedoria da nossa Criatividade no meio da insegurança do que virá num futuro que ninguém conhece ou pode imaginar.

A criatividade pode ser usada para o que quisermos, a nível material, emocional ou espiritual. Ela contribui sempre para a mudança. Como a palavra já diz, podemos deixar-nos inspirar pela sabedoria do Bem maior do grande Espírito que tudo criou. Essa Sabedoria brilha dentro de cada um de nós, é a sabedoria da compaixão, do coração, do amor. Mas também somos “inspirados” pelos espíritos dos lados mais sombrios dos nossos seres, aqueles que contribuem para a destruição, ódio e  violência. Temos de nos lembrar que também eles fazem parte do grande Espírito, e vêm com lições de destruição do velho para criar espaço para algo novo, para aprender as lições de deixar ir e ouvir os corações feridos. É prudente lembrar que eles estão sempre conectados, não há luz sem escuridão. São apenas dois lados do espelho da sagrada UNIÃO.

Mas podemos escolher para onde e como queremos direcionar a nossa energia. Queremos contribuir para um mundo com mais amor, respeito, liberdade e paz com tudo o que vive ou optamos por criar o novo através do conflito, do medo, da guerra e da destruição? Sem sabermos, expressamos a nossa escolha e atitude em tudo o que pensamos, fazemos e dizemos. Podemos treinar-nos para sermos mais conscientes e comunicarmos o que escolhemos cultivar em nós próprios e no nosso mundo.

Para permitir que a grande Sabedoria brilhe na nossa vida quotidiana, precisamos de aprender a ouvir, a sentarmo-nos em silêncio e a acalmar as nossas mentes sempre ativas, e a ousar agir de acordo com o nosso coração, com riso e alegria. Para responder aos desafios do que acontece no mundo à nossa volta, a Criatividade ajuda-nos a encontrar uma forma de jogar o jogo. Pode ser aplicada em todo o lado e de mil maneiras. Dependendo de quem somos a um nível mais profundo, de onde nascemos e de como fomos educados, podemos Criar através da Música, da Arte e do Teatro, mas também nos domínios da Família, da Comunidade, da Política, da Agricultura, da Construção, da Educação, da Medicina ou da Ciência. Embora muito poderosa, não é só das Artes. A criatividade pode ser aplicada em todo o lado.

Mas existem algumas Ferramentas Universais de Comunicação que foram testadas e provaram ressoar em tudo o que vive. O poder do Som e da Vibração que deu origem à Vida. Sons que ajudam a restaurar o nosso equilíbrio, a sintonizarmo-nos connosco próprios e a cantar para os nossos corpos sagrados, para famílias e amigos, para o reino dos animais e plantas, para este mundo e para o nosso planeta em desordem. Os sons usados com sabedoria têm o poder de conectar, ressoar, sintonizar e curar tudo dentro e fora de nós. Tocam a todos os níveis. Sintonizemo-nos com este coro celestial para vibrar com o Espírito que tudo criou. Façamos ressoar a Criatividade na sua forma mais pura.

 

Jacomina Kistemaker
Psicóloga, Investigadora e Professora de Terapias Sonoras, Fundadora do Centro Punta de Couso