Pontes de PaPI pretende estreitar a relação com as comunidades e públicos locais e destina-se às instituições culturais que desempenham um papel fundamental na relação com a Arte.
A acessibilidade das crianças pequenas a experiências artísticas é particularmente importante porque é nestas idades que se formam as bases para os mais variados desenvolvimentos futuros. Pontes de PaPI é um incentivo à promoção do modelo de articulação entre apresentações de qualidade em espaços como teatros e instituições culturais e o desenvolvimento de repercussões noutros ambientes como creches e jardins de infância. Para, desta forma, se criar ou fortalecer a relação com novos públicos e a comunidade.
As peças são apresentadas de forma articulada em ambos os espaços (teatro e creche) e o impacto da iniciativa é alargado através de um conjunto de estratégias de consolidação da ponte entre ambos os mundos. Crianças, pais e profissionais são ativamente envolvidos nestas ações, interpretadas como uma extensão da instituição cultural no interior do estabelecimento de ensino. Paralelamente, a CMT criou algumas atividades de formação para educadores.
O São Luiz Teatro Municipal e a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão foram os primeiros a construir Pontes de PaPI e adotaram este modelo de itinerância, ajudando a disseminar a ideia de que a primeira infância e a infância merecem o melhor do mundo. A construção de uma ponte global é processo contínuo e com lugar para todos os parceiros que pretendam assinalar de forma determinante o seu impacto na comunidade.
Opus Tutti
Opus Tutti é um projeto educativo e artístico que tem como finalidade conceber um conjunto de boas práticas dirigidas à infância e à primeira infância. Algumas destas práticas têm sido experimentadas no Centro Infantil O Roseiral, onde se realiza um estudo piloto. No ano Frutificar do Opus Tutti, as práticas criadas são alargadas a outros contextos, procurando beneficiar outras instituições e destinatários.
Opus Tutti é um projeto da Companhia de Música Teatral e do Laboratório de Música e Comunicação na Infância (LAMCI – CESEM) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (UNL). É apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.