O que são
Os Tubalões são instrumentos muito fáceis de fazer. Baseiam-se no princípio de que o ar que passa por uma membrana (balão) a faz vibrar e induz a vibração duma coluna de ar (tubo). Os Tubalões produzem sons de alturas definidas (notas) que são tanto mais graves quanto maior é o tubo. Também podem produzir sons bastante complexos e o processo de descobrir diferentes sons é um percurso interessante que permite gerar ideias para composições variadas. Quando usados em conjunto produzem massas sonoras consistentes.
Como se fazem
Materiais e Ferramentas
Para fazer tubalões precisa de tubos, balões, elásticos, tubo de electricista e fita-cola. Vai precisar de tesoura, serra de aço e lixa.
Processo de Construção
O processo de construção é simples e rápido. Pode ser organizado em 4 passos e dura menos de 20 minutos.
Como se tocam
Sopra-se no bocal. Pode não funcionar à primeira tentativa, é necessário procurar a altura certa do bocal relativamente ao tubo principal. Demasiadamente alto e circulará ar em excesso, o contrário se for muito baixo. É, no entanto, muito fácil encontrar a forma correcta de produzir a nota fundamental. Pode variar-se um pouco a nota esticando mais ou menos a membrana. É possível também produzir vários outros sons alterando a tensão e a quantidade de ar que se usa.
Algumas composições originais
Estes são alguns exemplos de peças gravadas com crianças entre os 6 e os 9 anos. E com ovelhas, duas. Criar música com tubalões é divertido e permite desenvolver algumas ideias muito simples mas que são essenciais à composição (exposição, contraste, variação, recorrência, progressão, ruptura). E os tubalões tem sonoridades que se combinam de forma interessante com outras.
Tubalões Quarteto
Tubalões Trio com Piano
Tubalões Quinteto
Tubalões Balada Balida
Tubalões Duo com Trombone
Protocolo
Este é um esquema para imprimir e ter ao pé de si quando estiver a fazer um tubalão.
Clique aqui para descarregar instruções de montagem.