A instalação Com Palavras Amo resulta dum processo participativo construído a partir da poesia de Eugénio de Andrade. É um espaço cénico-sonoro que convida à “escuta” de “paisagens sonoras” construídas a partir de vozes habitadas pelas palavras do Poeta.
Ao longo de vários meses criámos oportunidades para conhecer, experimentar, descobrir, dizer, escutar o seu universo poético. Trabalhámos com pessoas muito diversas e apaixonámo-nos, de novo, pela Música das suas palavras, que conhecíamos no silêncio, agora com cores e tons de gente comum. A Biblioteca Eugénio de Andrade foi “casa” e “mãe” de muitas sessões com “comunidades” do Fundão mas a “voz” do Poeta levou-nos a outras paragens, também. Sobre as palavras. Eugénio falou várias vezes. Com muito amor. Talvez o mesmo amor que tinha pela Música, porque ambas jorram da mesma fonte, segundo ele. A instalação é, assim, um exercício de transformação de palavras escritas em “paisagens de ouvir” que se revelam quando o público acciona um conjunto de “esculturas sonoras” que fazem ressoar o espaço. Com Palavras Amo celebra a obra de Eugénio, no ano em que se comemora o centenário do seu nascimento.
A instalação será inaugurada a 3 de junho, 16h00, na Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, Fundão e estará patente neste espaço até 13 de Agosto.
Entre 8 de setembro a 7 de outubro Com Palavras Amo deverá habitar o Museu dos Biscainhos em Braga.
O material sonoro que integra a instalação está também disponível no SoundCloud:
Com Palavras Amo – Xenopianos
Com Palavras Amo – Xenopieces
Com Palavras Amo – Solos
Com Palavras Amo – Nuvens
Com Palavras Amo – Fragisolos
Com Palavras Amo – Exotiques
Com Palavras Amo – Electropoems
Com Palavras Amo – Coros
Com Palavras Amo – Duos
Com Palavras Amo – Biografias