As mãos de todos

Por Luciana Leiderfarb

Sobre o XIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano que teve lugar a 25 de novembro de 2023 na Fundação Calouste Gulbenkian.

O XIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano decorreu a 25 de novembro, como sempre, na Fundação Gulbenkian. Com sala de frente ao jardim. Num dia outonal em que se percorreram os 25 anos de uma companhia de música transdisciplinar. Com convidados muito diferentes que deixaram o seu grão de areia. Semearam uma semente que, para o ano, será uma planta.

De quem é a inúmera mão? Se houvesse uma frase para resumir o XIII Encontro Internacional Arte para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano, essa frase seria esta pergunta. A pergunta sobre o que é essa inumerável mão dos artistas, essa mão que toca, acaricia, constrói, destrói e volta a erigir. De quem é, para que serve, de quantas e quantas mãos falamos afinal. Bastaria uma só, na verdade. E talvez disso mesmo se trate. De uma mão que é, ao mesmo tempo, muitas. Nesta edição, celebram-se os 25 anos da Companhia de Música Teatral (CMT). Anos que deixam um rasto fértil e se abrem para o futuro.

Disso falará Helena Rodrigues, uma das fundadoras do coletivo e impulsionadoras deste Encontro. Porém, primeiro, ouviremos outra voz, a de António Nóvoa, a promover a reflexão sobre os futuros – assim, no plural – da educação.

 

O primado dos cinco ‘C’

O titular da cátedra UNESCO Futuros da Educação e reitor honorário da Universidade de Lisboa trouxe à Gulbenkian a ideia de que não se pode apenar falar de um futuro, mas de vários. E que, para isso, se requer “abertura e atenção”. Há cinco ideias-chave sobre as quais é urgente pensar. Na base de todas elas está uma ideia do filósofo francês Olivier Reboul, que responde à pergunta sobre ‘para que serve a escola’ da seguinte forma: “A escola, a educação, servem para sermos livres e não estarmos sós.”

Por esta razão não admira que logo o primeiro conceito a ser apontado seja o de ‘cooperação’. “A pedagogia é um trabalho de cooperação uns com os outros. A escola foi construída em torno da ideia extraordinária de relação do professor com o aluno”, explica António Nóvoa. Mas se há algo de insubstituível nesta relação, o aluno também aprende com os pares. Os artistas nunca se esqueceram desta ideia, mas a escola – lamentavelmente – sim. E é preciso recuperá-la para que a arte entre de novo na educação, “para que o desconforto do trabalho artístico numa instituição [de ensino] se esbata e tenha novas possibilidades”.

Outro termo chamado a ser pensado é ‘convergência’. Existe, hoje, uma organização vertical e isolada do currículo escolar, em que as fronteiras entre os saberes estão demasiado definidas. É necessário criar a energia contrária, a aproximação de saberes, indo buscar o que for necessário às artes, à matemática, à história, sem que estas atuem como “fatias estanques” do conhecimento, que não se misturam entre si. “O trabalho de um professor de matemática não é ensinar matemática: é formar um ser humano através da matemática”, exemplifica o catedrático. Tal abordagem aumenta a responsabilidade dessa disciplina – ou de qualquer outra –, uma vez que o que passa a contar é a dinâmica da formação humana. Citando o último livro do neurocientista português António Damásio, “O Saber e o Sentir”, António Nóvoa apela à nossa imaginação: se porventura fosse possível esvaziar alguém de toda a sua dimensão emocional, nesse exato momento essa pessoa deixaria de ser capaz de aprender ou de realizar qualquer atividade cognitiva.

Daí se conclui a importância crucial da ‘colaboração’, que “define o trabalho dos professores”. Segundo o antropólogo e historiador brasileiro Darcy Ribeiro, a escola pública é a “maior invenção do mundo” – e quem educou o mundo foi “a pequena professora primária”. Mas esses professores e educadores do mundo têm de pensar em conjunto, numa ‘co-labor‘ em ação assinalada pela própria etimologia do termo. E que muito tem a ver com a ‘convivialidade’ enquanto pressuposto do lugar onde aprendemos a viver com outros. Alain, filósofo francês cujo nome de batismo era Émile-Auguste Chartier, defendia que aquilo que nos educa são justamente as diferenças. “É por isso que a escola é uma instituição radicalmente diferente da casa de cada um”, reflete António Nóvoa.

Por tudo isto, a última ideia sintetiza e contém as anteriores. É ‘comum’, dita aqui no sentido em que surge num texto de John Dewey, “o pensador mais importante deste século sobre a educação”. Disse ele: “nunca se esqueçam que a palavra ‘comum’ é a raiz de comunidade e de comunicação.” E o trabalho educativo conduz – ou obriga – a ambos: a ir para fora, a encontrar uma ligação com o exterior, a uma interpenetração entre o que está dentro e fora do espaço escolar.

Hoje atravessamos um momento de “profunda transformação do modelo escolar e educativo”. O que não significa que aquele que está em vigor desde o século XIX não seja (ainda agora) extraordinário. A sala de aula, o quadro negro não são de descartar. “Mas não chega, tem de ser reconstruído a partir de uma ideia de escola que tenha as cinco premissas aqui transmitidas”, explica o professor, notando que, para ele, “estas cinco coisas sempre estiveram no coração do trabalho artístico”.

Impossível é renunciar à esperança de que a educação exerça um papel transformador. Porém, para isso ela própria deve transformar-se.

 

A mão inúmera ou as mãos únicas

Chegada a vez de Helena Rodrigues, cabe recordar como e quando a CMT foi criada. E tal aconteceu com uma primeira manifestação intitulada “O Gato das Notas”, feita para a Expo 98. E a partir da qual é possível afirmar, como mote da companhia: “A arte traz a possibilidade de sermos outros, de, dentro da nossa liberdade, seguirmos vários caminhos.” Recorrendo às memórias forjadas ao longo de 25 anos, há olhos de pessoas que ficaram. Como os da criança de 7 anos que, no final de um espetáculo, foi ter com ela, tocando-a para comprovar a sua realidade. Como os de Helena Afonso, que nessa primeira peça interpretou o gato, e que está presente entre o público deste Encontro.

Se fosse possível percorrer um quarto de século mostrando o essencial dele através de postais, outro que surgiria seria o do projeto GermInArte, que entre 2015 e 2018 juntou educadores, professores, mediadores, educadores e cuidadores. “Queremos ser livres e não estar sozinhos” é, no fundo, o que perpassou essa experiência coletiva, ano após ano. De destacar é a participação de crianças de todas as idades e de um grande número de estruturas com as quais a CMT fez parceria. E a conclusão de que os processos são mais importantes do que os fins.

 

Uma educação para 2050

Desde Espanha, chega a voz de Maravillas Diaz, doutorada em Filosofia e Ciências da Educação e professora jubilada da Universidade do País Basco, para uma comunicação intitulada: “Que momento vive a arte na educação básica? Imaginamos o futuro.” Por vezes, para pensar o futuro é necessário voltar ao passado: “Quando comecei nos anos 1970, jamais teria imaginado que hoje haveria tanta investigação feita ou em curso sobre a arte na educação infantil.” A questão, para esta académica, é que a imensa investigação existente não gera os resultados esperados. Os sinais de descontinuidade acumulam-se. Os agentes culturais não comunicam. “Isto é problemático e triste”, comenta ela.

Um relance pelo relatório da UNESCO sobre as artes na educação “convida a uma reflexão profunda”. Impõe, por exemplo, que se reexamine a educação de forma a promover cenários mais justos e sustentáveis. E a não fugir ao compromisso de pensar “na educação que queremos para 2050”. O que devemos fazer? A resposta não é unívoca nem imutável, mas terá de passar por processos que incidam sobre a exclusão e sobre a emancipação. Para tal, será preciso reformular modelos antigos e “claramente insuficientes”. O presente não pode mais ‘dormir’ tranquilamente sobre esses modelos.

 

Geografias terrestres e estelares

Cabe ao compositor Paulo Maria Rodrigues, nos 25 anos da CMT, trazer ao Encontro aquilo que a Companhia que ajudou a fundar realizou ao longo de 2023. E, para iniciar o auditório nessa tarefa, nada como recordar o leitmotiv que tem percorrido transversalmente todos os projetos. “Os projetos artísticos que temos feito são laboratórios onde se fazem experiências, se pega na música e se mistura com outras artes”, explica, notando que não se trata aqui de fazer arte per se mas “pelo que esta pode fazer pelas pessoas e pelo meio que as rodeia”. Tem sido importante, em especial nos últimos anos, a ideia de “afinação de pessoas, pássaros e flores”, isto é, a noção de uma sintonia de vários elementos que só a atividade artística permite atingir.

Paulo Maria Rodrigues mostra-nos um mapa complexo contendo as constelações artístico-educativas geradas por cada projeto. Mais do que um mapa, assemelha-se a um conjunto de moléculas vistas através do microscópio. A partir de uma, por subdivisão, surgem outras, e mais outras. “Mil Pássaros”, por exemplo, foi-se complexificando até ter várias subdivisões e projetos-satélite. Estiveram em vários jardins de infância de Vila Nova de Famalicão, município que mantém com a CMT uma relação próxima, com a “Cidade Orizuro”, uma instalação “que apela a interagir, a ver, a manipular”, subordinada à pergunta: “O que seria uma cidade onde os nossos desejos se pudessem materializar?”

Depois estão as peças ‘portáteis’, como o “Papi Opus 8”, que percorreu salas de aula e bibliotecas. Ou o Opus 9, sobre a água, que nasceu diretamente da peça-mãe “Aguário”. Relacionado com isto estão também as Oficinas da Água e o projeto Acquarumori, uma instalação aquática em Castelo de Vide. A partir da “Canção da Terra”, criada em 2022, este ano, à sua apresentação em Lagoa e Loulé, adicionaram-se ações de mediação nesta vila, a mesma que recebeu o “i.Lab Mil Pássaros #2023”, uma formação imersiva em arte para a infância que contou com uma performance final.

Prossegue a fábrica de sons “Deep Listening Deep Sea(ing), uma Cartografia Sonora Imaginária do que seria o som do fundo do mar. Em Serpa, prosseguiu o projeto Gamelão de Porcelana e Cristal. Em Albergaria-a-Velha, aconteceu a exposição “Inventário de Frutos”. Aqui e em Évora, houve “Dooo Ba Wooo” para bebés e crianças. E a “Ornitópera” ganhou uma nova constelação, igualmente ligada aos pássaros, e que “talvez” – diz Paulo Maria Rodrigues – seja uma ópera, enquanto convergência de várias artes.

Em janeiro, nos 100 anos de Eugénio de Andrade, voltou-se a ele como se volta a casa. No Fundão, ouviu-se o poeta dito por pessoas comuns, que também contaram as suas histórias, a sua biografia, tendo este processo terminado em junho, numa instalação. “Com Palavras Amo”.

Integrada no SenseSquared Project, a CMT convidou educadores da Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega e Portugal para participar no z.lab Mil Pássaros – formação imersiva online em arte para a infância. E está a decorrer uma parceria com coletivo o Ur_GENTE, da Guiné-Bissau, no âmbito da qual a CMT realizou já três viagens àquele país africano para realizar cinco formações.

 

De utopias semeadas como plantas

Via zoom, o sorriso de Carolina Rodrigues, coordenadora do projeto Ur_GENTE, atravessa milhares de quilómetros, desde o Centro de Artes Cénicas Transdisciplinar de Bissau até Lisboa. Ela, residente naquele país há 13 anos, está rodeada pelos formandos que fazem parte desta “utopia concreta e poética”, assente no verso de Eugénio de Andrade segundo o qual “é urgente o amor” e possibilitada pela ONG Vida. A iniciativa começou em 2021 e a ideia é semear para no futuro colher… arte.  “Acreditamos que é urgente mover a gente”, diz Carolina.

Na Gulbenkian, estão presentes dois emissários do projeto, que foram também formandos da CMT. Para Mussa, aquela foi “uma experiência enorme e nova”, na qual foram desafiados para, a partir do que têm – em termos de características locais e culturais – desenvolver as suas próprias experiências. Para Bruno, por sua vez, a CMT trouxe “uma nova forma de olhar para o teatro”.

E mais palavras para quê? O que se seguiu foi uma performance em direto de um grupo que baralhou os materiais artísticos colhidos. Dança e teatro, tudo à mistura num abraço que encurta qualquer distância.

 

Era uma vez um menino imaginado

Era uma vez é uma boa forma de começar uma intervenção. Neste caso, ligada à música na comunidade, em que “a música é raramente um fim em si mesmo, mas uma forma de chegar à comunidade e promover relações”. As palavras são de Jorge Graça, que se debruçou sobre o assunto na sua tese de doutoramento. E servem para introduzir uma história que fala sobre um rapaz imaginado. As histórias, diz Jorge Graça, constituem elementos basilares das sociedades humanas. Além disso, “uma ficção tem o poder de ser mais clara e real que a realidade”. Por isso, o menino-personagem Vitorino poderia ser qualquer um de nós.

Ele não estudava muito nem precisava. A escola corria-lhe bem e tocava um instrumento. Chegada a adolescência, pensou em ser músico, o que os pais consideraram “arriscado”. Mesmo assim, inscreveram-no no Conservatório. Mas o rapaz nunca tocava bem o suficiente. Quando chegou ao ensino superior, foi aceite em várias escolas, e ele decidiu-se pela música. Mas “rapidamente percebeu que quanto mais estudava, mais longe estava de ser músico”. Ele queria sê-lo, mas deu-se contra de que nunca, até então, fizera música a sério. E o que aprendeu? “Que o ensino atomiza os músicos.” E assim, só assim, tornou-se no músico que estava destinado a ser.

 

O palrar como instrumento

Rita Mendes e Ana Silva vieram aos Encontros apresentar a sua investigação de mestrado sobre o “Gibberish”, que procura “analisar a musicalidade deste tipo de discurso e pensar nas possibilidades do mesmo em sala de aula, com alunos do 2.º ciclo”. Trata-se de um discurso que tem por base “uma produção vocal sem significado”, semelhante aos sons feitos pelos bebés. Utilizando o software PRAAT, usado para analisar a voz humana, elas conseguiram medir três variáveis em discursos diferentes: temporalidade, frequência e intensidade.

E o que descobriram, no contexto de uma sala de aula, “é a riqueza deste discurso para a improvisação” e as potencialidades deste enquanto ferramenta de trabalho com as crianças. Nada como um exemplo para ampliar a compreensão do que está em causa: perante um aluno que se recusava a usar a voz, o Gibberish teve um efeito libertador. “Ele queria sempre participar e ouvir-se nas gravações”, dizem as estudantes.

 

A música como voz

O trabalho deste professor de formação musical no ensino básico é dirigido a crianças com multideficiência. João Reigado, que é também doutorado em Ciências Musicais pela Universidade Nova de Lisboa e membro do CESEM, explora a comunicação não verbal com crianças nas quais a fala pode desde logo estar comprometida, centrando-se na expressão facial e musical, no toque, no movimento e na dança como modos de aproximação e de comunicação. Com Colwyn Trevarthen, ele defende que “existe nos bebés uma predisposição natural para responder à prosódia da voz humana”, interação que, quando acontece, “envolve uma cadência regular e uma musicalidade comunicativa”. A música, sublinha, longe de ser um subproduto da linguagem, evoluiu ao mesmo tempo que esta.

No contexto do seu trabalho, João Reigado utiliza a voz “como âncora da construção da relação emocional” com crianças com multideficiência. Os objetivos das sessões visam a “exploração livre de sons” e a utilização do corpo como instrumento de expressão de elementos musicais. Em sessões que variam entre os 30’ e os 40’, em grupo, mas também individualmente, crucial é concentrar-se no perfil de funcionalidade versus a incapacidade. “De acordo com Edwin Gordon”, explica o docente, “há quatro elementos a ter em conta nestas sessões”: a repetição, o silêncio, a variedade e a improvisação. Todos eles são elementos também presentes na aprendizagem da língua materna. Tal como ela, a música “deve ser central nas respostas educativas”.

 

O cuidado canta-se em todo o lado

Licenciada e mestre em Direção Coral pela Escola Superior de Música de Lisboa, e a concluir o doutoramento na Universidade de Aveiro, Ágata Ricca veio à Gulbenkian comunicar o que aprendeu sobre a Ética do cuidado numa viagem por quatro países: Líbano, Benim, Grécia e Moçambique. Ao primeiro, deslocou-se para “observar coros que usam práticas musicais com objetivos sociais”, nomeadamente no papel que a música desempenha na convivência entre dois bairros contíguos em conflito, em que um apoia o Governo sírio e o outro não.

A observação faz parte da vida de um músico, mas esta não vai desligada da prática. Em Moçambique, era junho de 2019 quando Ágata chegou ao projeto Xiquitsi, inspirado no famoso El Sistema venezuelano. A música que se faz é erudita e, neste caso, trabalharam numa ópera. A maestrina gostou tanto que em 2020, em plena pandemia, se tornou professora deste coro, mantendo ensaios por WhatsApp. Em 2022, voltaram a encontrar-se frente a frente e ela pôde implementar um tipo de trabalho “menos hierárquico” em que os alunos por vezes tomavam a batuta e dirigiam os colegas.

A ida ao Benim teve como pano de fundo uma formação dos Musicians Without Borders. Designadamente, na Maison Familial, uma casa de acolhimento de crianças órfãs saídas dos conventos vudu. Por sua vez, a viagem à Grécia aconteceu no âmbito do Lifting Hands International, para dois meses “a facilitar sessões musicais” na comunidade Yazidi, uma etnia ainda hoje perseguida e que foi alvo de genocídio por parte do Estado Islâmico. Preocupar-se pelo cuidado faz, também, parte da atividade musical. “Cuidar quer dizer adaptar, não impor. Chegar, trabalhar, adaptar à realidade e ao contexto. O cuidado é um conceito universal e não discriminatório”, diz Ágata, salientando que, pessoalmente, todas estas experiências representaram “o meu luto de que o coro convencional é replicável em todos os contextos”. Coro é canto coletivo. E uma mini-sociedade. Um meio propagador “de cuidado generalizado.”

 

Um lugar para a esperança

Desde Israel, onde neste momento impera uma guerra que deixará sequelas profundas, fala-nos Veronika Cohen. Esta professora emérita da Jerusalem Academy of Music and Dance, que teve um importante papel na criação do Departamento de Música do Médio Oriente nesta academia, tem promovido o diálogo entre palestinianos e israelitas a partir da sua atividade. E a pergunta que dirige ao auditório tem a urgência da vida e da morte: “Como podemos salvar-nos uns aos outros?” A questão contém esperança, mas também medo, a um nível que é difícil descrever. “O mundo está à beira do abismo, mais um único ato de maldade e ele implode”, diz a investigadora, para quem o futuro dos adultos de amanhã “está nas nossas mãos e depende da nossa decisão”.

Mas estaremos a tempo de falar sobre arte para as crianças se nem sequer podemos protegê-las? A resposta é sim, ainda é tempo. Porque precisamos da arte para sobreviver. Veronika mostra um vídeo produzido por jovens que testemunharam o horrível ataque que o Hamas lançou contra Israel a 7 de outubro. E, de seguida, apresentou o trabalho do Jerusalem Youth Choir, em que jovens árabes e judeus pronunciam “uma oração musical pela paz”. Este coro misto foi fundado há 14 anos, por iniciativa de um maestro a quem Veronika tentou dissuadir. “Disse-lhe que não era o melhor momento”, lembra ela. “Felizmente, ele não me ouviu.”

 

A arte aos que mais precisam dela

Já perto de encerrar-se o Encontro, foi exibido o documentário “Mil Pássaros no Bairro Padre Cruz”, realizado por Luís Margalhau, sobre o projeto da CMT, aí realizado por Inês Rodrigues da Silva e Gustavo Paixão com idosos e crianças, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. E o que se vê é o fluir das asas que os participantes destas sessões foram desenvolvendo. No fim, eram todos pássaros, prontos a voar.

Éramos todos pássaros prontos a voar, mas não sem antes rever a famosíssima diva Maria Pavone que, não sendo ave, tinha penas. Iam ser entregues os Prémios 25 Anos da CMT, um evento nacional. Vários foram os nomeados e os vencedores. Mas nesta altura ninguém perdeu, aliás, todos ganhámos.