Mil Pássaros no Bairro Padre Cruz encontra as suas fundações em dois projectos em particular, Opus Tutti, práticas artísticas na criação de raízes artísticas e educativas e Mil Pássaros. Foram percursos que permitiram experimentar e sistematizar conceitos, estratégias, metodologias e recursos. A obra Manual Para a Construção de Jardins Interiores foi uma das publicações que resultou de Opus Tutti e servirá como ponto de partida para um “vôo criativo” com três grupos de utentes do Centro Social do Bairro Padre Cruz (crianças, jovens e idosos).
O projecto prevê acções de natureza diversa, descritas a seguir, que fazem parte de um “todo” que tem a ambição de ser, não só, uma experiência transformadora para os utentes, mas também um contributo para que outros “jardins floresçam” e outros “pássaros voem”.

A “experiência da arte” é hoje reconhecida como um factor determinante no desenvolvimento integral das pessoas. O potencial do “fazer musical”, em particular, tem suscitado o interesse de músicos, terapeutas, educadores e investigadores tendo dado origem a projectos e estudos transversais que se caracterizam pela intersecção de campos disciplinares. A designação “música na comunidade” tem sido usada para descrever uma abordagem holística à música, em que a participação criativa de pessoas na construção de “diálogos” numa “linguagem universal” congrega aspectos de expressão, educação e terapia com fortes impactos e transformação pessoal de cada indivíduo.

O projecto tem início em Maio de 2022 e decorre até ao final do mesmo ano no Centro Social Polivalente do Bairro Padre Cruz sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa
A intervenção é liderada no terreno pelos artistas residentes Inês Rodrigues da Silva e Gustavo Paixão.