No Fundão os pássaros começaram a despontar em Janeiro, com a ação de formação t.Lab Mil Pássaros. As educadoras dos Jardins de Infância que aderiram ao projeto Mil Pássaros voaram com a CMT no Casino Fundanense. Experimentaram o vôo da música, do movimento, da expressão plástica e conheceram algumas das sugestões que tínhamos para actividades na sala de aula. Prepararam-se para envolver as famílias e para receber o PaPI-Opus 8 nas suas salas. Ao longo de Fevereiro, com o apoio do Gabinete do Pássaro, o projecto desenrolou-se nos jardins de infância e em casa, procurando sensibilizar a comunidade para a fragilidade do planeta em que vivemos, para a necessidade de “escuta” e de “cuidar”.
A construção de Orizuros (pássaros de papel) foi uma das actividades propostas, uma forma poética e simbólica de assinalar a participação no projeto, uma forma de acolher a passagem da peça PaPI-Opus 8 na sala de aula, um convite a ser parte duna “murmuração” de sonhos e desejos da comunidade. Os mil pássaros do Fundão voaram, depois, para a Moagem para se reunirem num só bando e dar origem a uma outra experiência: uma instalação que integra o contributo da comunidade num diálogo com o universo sonoro e visual da CMT.
A instalação Mil Pássaros é, assim, o resultado de um processo de partilha. Uma “inúmera mão” de crianças e adultos fez nascer pássaros na ponta dos dedos que depois se juntaram em “murmuração” visual e sonora afinada pelo desejo dum mundo melhor. Os Orizuros, realizados de acordo com a arte do origami são, segundo a tradição japonesa, símbolo de paz e felicidade. E, diz-se, os desejos cumprem-se quando se fazem mil orizuros.
No Fundão a instalação Mil Pássaros pode ser visitada na Moagem a partir de 3 de Março e até 14 de Abril. A chegada da Primavera será celebrada com canto de pássaros. Reais e Imaginários.