O Murmuratorium, ganhou o prémio Melhor Projeto Participativo dos Young Audience Music Awards (YAMawards) 2020. Estamos muito felizes porque o Murmuratorium tem um significado muito especial para nós, não só do ponto de vista estético e artístico mas também por ser um projecto construído e partilhado com pessoas “muito bonitas”. No panorama musical internacional os YAMawards são um acontecimento muito relevante: têm como objetivo identificar e apoiar produções de todo o mundo que inspiram e envolvem jovens e distinguem a criatividade e a inovação de produções musicais para público nessa faixa etária. Os prémios são atribuídos pela organização Jeunesses Musicales International (JMI), uma organização que se destaca por defender que o acesso à música e à cultura são direitos fundamentais de todas as crianças e jovens. A cerimónia de atribuição de prémios pode ser vista aqui:
Murmuratorium tem características muito distintas: é simultaneamente uma “performance” músico-teatral participativa e uma instalação que pode ser explorada num registo livre e informal. Procura dar voz à “delicadeza”, à “escuta” e “revelação do belo”, à necessidade de “estar junto” de forma poética e sensível, Murmuratorium junta crianças, adolescentes e jovens numa “viagem” através duma arte que é também processo de “afinação” entre as pessoas e o Mundo. Murmuratorium resultou duma co-produção entre a CMT o Teatro Aveirense e a Musiquim, tendo sido desenvolvido localmente com um grupo de adolescentes e jovens que integrou elementos da CMT-Kids e do Dancenter em Aveiro e da Musiquim nos Açores.
Os ecos de Murmuratorium têm vindo a fazer-se sentir de várias formas: o documentário “Murmuratorium – rumos e rumores” de Luís Margalhau foi distinguido com o prémio curta-metragem na categoria “Competição Avanca” no Avanca 2020 Film Festival, o projecto estava também nomeado na categoria de Melhor Ópera nos YAMAwerds e, graças aos votos de muitos, ficou num fantástico segundo lugar no Public Award do mesmo prémio.
Parabéns e Obrigado a Todos.