O espetáculo Ornitópera foi distinguido com o prémio Melhor Ópera e Prémio Escolha do Público dos Young Audiences Music Awards (YAMAwards) 2024 depois de ter sido nomeado nas categorias de Melhor Ópera e Melhor Agrupamento de Música de Câmara.
Os Young Audiences Music Awards são prémios internacionais organizados pela Jeunesses Musicales International (JMI) que têm o objetivo de identificar, dar apoio e premiar a criatividade e inovação no campo das produções musicais para a infância. De entre os nomeados incluem-se instituições como a Garsington Opera de Inglaterra, a Oslo-filharmonien da Noruega ou a Aarhus Symphony Orchestra da Dinamarca.
Ornitópera é um espetáculo de música-teatral pensado para os mais pequeninos e também para os adultos que normalmente trazem consigo. Um dia, todos os pássaros do Mundo reuniram-se numa grande assembleia para tratar dos graves problemas com que Todos se debatiam. Não se sabe porque é que os humanos não foram convidados, talvez por terem sido os causadores da maior parte deles. Ornitópera é uma história sobre pássaros, que é também um poema ou uma metáfora acerca do que há de mais profundo sobre o ser humano. No início não tem palavras, no meio também não, e muito menos no final. Em Ornitópera comunica-se através da música. A linguagem dos pássaros. Ornitópera é uma co-produção da Companhia de Música Teatral com a Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e o Teatro Aveirense.