A Ornitópera é um espetáculo de música-teatral pensado para os mais pequeninos e também para os adultos que eles normalmente trazem consigo. Ou será que é ao contrário?

Um dia os pássaros todos do Mundo reuniram-se numa grande assembleia para tratar dos graves problemas com que Todos se debatiam. Não se sabe porque é que os humanos não foram convidados, talvez por terem sido os causadores da maior parte deles. E a história segue por aí fora, com muitas peripécias e um final inesperado. No início não há palavras inteligíveis, no meio também não, e muito menos no final. Como se conta uma história sobre pássaros, muita antiga, que é também um poema ou se calhar é uma metáfora sobre o que há de mais profundo sobre o que é ser humano? Talvez com Música. A linguagem dos pássaros.

À semelhança do que acontece noutros projetos da CMT a apresentação de Ornitópera pode ser complementada por um conjunto de experiências que permitem expandir e aprofundar a viagem artística que acontece no palco principal. A ideia de “constelação artístico-educativa” é estruturante na organização do trabalho da CMT e consiste num conjunto de “corpos” de natureza diferente, interagindo entre si através de “campos” de natureza estética ou conceptual.

O espaço cénico de Ornitópera pode ser transformado numa instalação, uma experiência autónoma que pode ser programada para acontecer antes ou depois das apresentações do espetáculo, e podem ainda ser realizadas ações de mediação de vários formatos (conversas com o público, visitas preparatórias a escolas e jardins de infância).