O Gamelão de Porcelana e Cristal é uma ideia inspirada no milenar gamelão javanês, mas também em várias tendências da música experimental, de Cage a Partch. Trata-se de um “instrumento musical coletivo” constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grês, vidro e cristal que é simultaneamente um objeto visual/escultura que pode adquirir várias formas e dimensões e que é repensado em função do espaço arquitetónico que o acolhe.

O Gamelão de Porcelana e Cristal soa de forma única, porque combina vários tipos de timbres e porque é usado em estrita relação com a noção de espaço e percurso.

Algumas destas peças que o constituem possuem frequências básicas
muito marcantes e soam como as notas de alguns instrumentos
musicais convencionais. Outras apresentam conjuntos complexos de
frequências e soam como sinos ou instrumentos eletrónicos.

O Gamelão de Porcelana e Cristal soa de forma única, porque combina vários tipos de timbres e porque é usado em estrita relação com a noção de espaço e percurso. No trabalho musical com este recurso são usadas estratégias exploratórias e criativas e criados mecanismos de estruturação de ideias musicais não dependentes de notação e que se baseiam na ideia de colaboração e comunicação interpessoal. Isso permite que pessoas sem treino musical formal se possam expressar musicalmente, bem como as com formação mais avançada, que encontram neste instrumento desafios originais e interessantes.

Uma primeira versão do Gamelão de Porcelana e Cristal germinou em 2011, na performance Um Plácido Domingo, no âmbito do projecto Opus Tutti. Desde aí o Gamelão de Porcelana e Cristal tem sido abordado de várias formas, desde o formato instalação ao formato workshop/ação de formação, proporcio-nando experiências a um público vasto e diverso, desde crianças pequenas, famílias, escolas dos diversos graus de ensino, pessoas com necessidades especiais a profissionais (músicos, educadores, artistas).

Tem sido também apresentado como instrumento principal em concertos ou espetáculos transcidiscplinares em conjugação com outras artes e outros instrumentos musicais ou eletrónica. O Gamelão de Porcelana e Cristal é um projeto de investigação artística, realizado em parceria pela Companhia de Música Teatral, a Universidade de Aveiro e a Vista Alegre Atlantis. Pretende catalizar novas práticas performativas e explorar um território interdisciplinar que permita gerar e testar ideias ao nível da composição musical, escultura, criação de novos instrumentos, pedagogia, da comunicação interpessoal, dos materiais, da acústica e do design.

A Companhia de Música Teatral pretende dar continuidade a este trabalho, selecionando parceiros com interesse em acolher o Gamelão de Porcelana e Cristal durante as próximas residências; e desenvolvendo projetos criativos inspirados nas ideias desenvolvidas no Gamelão de Porcelana e Cristal, mas que usem recursos existentes nos locais onde se realizem.

Residências

Atividades

1. Exposição da peça enquanto escultura/espaço sonoro, com a possibilidade de ser utilizado livremente pelo público;
2. Workshops de curta duração com grupos de interessados que podem ir desde crianças a músicos profissionais ou comunidades;
3. Concertos/performances com grupos de músicos profissionais de formação variável e/ou em articulação com outras linguagens artísticas;
4. Realização de projetos de construção/residên-
cia, culminando com a apresentação de uma performance final;
5. Conferência pelo Prof. Paulo Maria Rodrigues, DeCA-UA, com contextualização do projeto no âmbito da Arte dos Sons;
6. Edição de catálogo com elementos visuais e sonoros.

Duração

Entre 2 e 6 meses.

Projetos criativos

Atividades

1. Desenvolvimento de um instrumento à medida do grupo-alvo do projeto, a partir de peças angariadas pelos participantes ou pela instituição organizadora;
2. Exploração do potencial musical do instrumento construído e criação de um conjunto de composições;
3. Apresentação de um concerto público.

Duração

Máximo uma semana.