O Projeto GermInArte decorreu entre 2015 e 2018, resultou de uma parceria entre a CMT e o LAMCI-CESEM e foi financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Na sequência do Projeto Opus Tutti, que tinha permitido explorar formas de desenvolver práticas artísticas que pudessem contribuir para a criação de raízes sociais e educativas o GermInarte teve como finalidade a qualificação de recursos humanos e profissionais para a primeira infância, desenhando e implementando modalidades de formação de caráter artístico e musical.

O projeto adotou uma perspetiva holística, procurando alcançar elementos do sistema social que podem, de forma direta ou indireta, influenciar positivamente o modo como se tratam questões relacionadas com a infância. GermInArte integrou trabalho de pesquisa teórica e empírica, ações direcionadas ao público em geral e ações direcionadas a públicos específicos.

Entre as várias ações importantes de GerminArte destacam-se a conceção e implementação de duas modalidades de formação, designadas Formação Transitiva (de curta duração) e Formação Imersiva (de média duração). A primeira oferece uma sensibilização no domínio da música para a infância, sendo suficientemente ágil para poder circular por vários locais e abranger um maior número de profissionais; a segunda oferece possibilidades de maior aprofundamento e consolidação no domínio da arte para a infância. A Formação Transitiva consiste de 3 módulos (Colos de Música, Super-Sonics e BebéPlimPlim) de 3 horas e baseia-se no Manual Para a Construção de Jardins Interiores, uma das publicações produzidas em Opus Tutti. Ao longo do Projeto GermInArte a Formação Transitiva teve mais de 30 realizações em locais distribuídos por todo o território nacional.

A Formação Imersiva aprofundou o conceito que tinha sido desenvolvido inicialmente em Grande Bichofonia e deu origem três experiências distintas, Jardim Interior, Caleidoscópio e Dabo Domo, que se desenrolaram em semanas intensivas (40h) na Fundação Calouste Gulbenkian, que culminaram com apresentações performativas para pais e bebés.. A expressão “formação imersiva” designa um processo baseado na aquisição de competências – artísticas, educacionais, relacionais – através da experiência prática, num contexto real capaz de colocar sucessivos desafios com oportunidades para a assimilação de sensações e aprendizagens, de forma experiencial e com forte significação emocional. Na essência, mais do que um processo de “formação”, busca-se um processo de “TransFormação” (de desenvolvimento pessoal no sentido de apropriação e assimilação de técnicas, transpondo-as para o vivido) e de assunção de um sentido ético (do desempenho profissional como um posicionamento de criatividade pessoal e de sentido de missão social). Ambos os processos formativos têm como destinatários: músicos, artistas de outras áreas, professores e educadores com interesse pela criação e/ou intervenção artística em contextos de interação com bebés e crianças (0-6 anos). São duas formas muito distintas de responder ao desafio da formação, proporcionando aos formandos vivências musicais capazes de enriquecer a sua interação com bebés e crianças, oferecendo experiências no âmbito do desenvolvimento pessoal, do desenvolvimento relacional e do desenvolvimento musical e artístico.

Os resultados do Projeto GermInArte foram apresentados em vários fóruns académicos, fizeram parte integrante dos temas abordarmos nas edições V-VIIII do Encontro Internacional Arte Para a Infância e Desenvolvimento Social e Humano e deram origem ao livro/DVD “Ecos de Germinarte” publicado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

 

Formação

Formação Imersiva em Arte para a Infância

Jardim Interior

Processso de formação vivencial culminando numa experiência artística para famílias com bebés, realizada num espaço ao ar livre, em diálogo com a natureza.
Mais informação

 

Caleidoscópio

Processo de formação vivencial baseado nos fascículos da publicação “Manual para a Construção de Jardins Interiores”. Inclui contacto com um conjunto variado de experiências artísticas e educativas com bebés.

 

Formação Transitiva

Música para a Infância

Processo formativo de curta duração abordando diferentes perspetivas estéticas e educativas, visando o desenvolvimento pessoal e o enriquecimento da interação com bebés e crianças.

Uma edição na Primavera e outra edição no Outono.

Mais informação (download)

 

Afinação do Olhar

Formação centrada na observação e interpretação do comportamento dos bebés e respetivos cuidadores (família e profissionais), em diferentes contextos de intervenção musical e artística. Procura-se ajudar a compreender dinâmicas de carácter psicológico, social e estético no âmbito da criação musical e artística para a infância, através de um conjunto de vídeos ilustrativos daqueles contextos. Somos “musicais” desde a infância?

Mais informações (download)
Material de apoio: vídeos comentados

O Projeto GermInArte procura um paradigma de formação em que cada pessoa possa fazer brotar a sua própria e singular capacidade de comunicar/florescer quando colocada em contexto de interação artística. Para que, de diferentes modos, seja possível afetar positivamente a educação e os cuidados na infância e primeira infância.

A expressão “transformação artística” pretende transmitir a ideia de que a arte pode ser um instrumento de desenvolvimento social e humano. Porque a qualidade dos cuidados prestados na infância é um alicerce para a construção de uma sociedade com melhor qualidade de vida; porque os investimentos efetuados nesta idade têm repercussões de largo alcance.

Manifesto GermInArte

São necessários modelos de formação que:

  1. 1. inscrevam harmonia e afeto
    2. valorizem o desenvolvimento pessoal e a qualidade da “presença”
    3. tenham qualidade excecional ainda que pareçam utópicos
    4. sejam “imersivos” para assegurar a incorporação de comportamentos
    5. criem novos contextos, ajustando os ideais à realidade
    6. valorizem a transversalidade e a interdisciplinaridade
    7. visem polinizar de curiosidade e motivação o trabalho conjunto de diferentes agentes
    8. valorizem o brincar em espaços abertos, no exterior e em contacto com a Natureza
    9. preparem grupos heterogéneos atuantes
    10. sejam plurais para poder inspirar a singularidade

GermInArte veicula a ideia de que a educação e os cuidados na infância devem ser partilhados por comunidades afetuosas.

Mais do que formação, GermInArte visa a transformação – uma formação mobilizada a partir do interior de cada um.

Mais informações em germinarte.com