A instalação Mil Pássaros em Tabloo, Dessel (BE) é inaugurada no final de abril e pode ser visitada até 5 de junho. É o culminar de um processo em que crianças e adultos fizeram origami juntos. Segundo a tradição japonesa, estes pássaros de origami são um símbolo de paz e felicidade: se se dobrarem 1.000, o desejo torna-se realidade. “Pássaros” de Portugal; da Bélgica; da Holanda e de Inglaterra formaram um bando de 1000 como símbolo do desejo de um mundo melhor.
Esta instalação é resultado do projeto z.Lab – Mil Pássaros, uma formação imersiva online sobre arte para a infância. z.Lab faz parte do projeto Erasmus+ SenseSquared, uma colaboração entre Musica Impulse Center (BE), Companhia de Música Teatral (PT), Marres, House for Contemporary Culture (NL), Sisters Hope (DK), Stavanger University (NO) e Universidade de Maastricht (NL).
Ao longo de vários meses desenvolvemos a formação online z.lab One Thousand Birds, a partir da peça PaPI Opus 8.z. Este trabalho utiliza a plataforma Zoom e foi uma das criações que nos permitiu continuar a voar durante a pandemia. Mesmo depois do “regresso à normalidade” o Opus 8.z continuou o seu percurso, chegando a vários países e também a alguns “públicos especiais” como os hospitais.
Os Mil Pássaros no Tabloo nasceram de uma mão infinita enraizada no SenseSquared. Outras mãos e pássaros juntaram-se, mais tarde, e a murmuração no Tabloo espalhou-se por toda a comunidade.
Para mais informações, consulte a página do evento.