Entre 15 e 20 de Julho a Quinta dos Cónegos, na Maia, foi casa para várias constelações da Companhia de Música Teatral no Berço de Melodias – I Festival de Música para a Infância.
O Festival Berço de Melodias reuniu um conjunto de iniciativas de arte para a infância para educadores, famílias e crianças e foi promovido pelo projeto Música a Partir do Berço da Fundação Conservatório de Música da Maia, sendo a programação da responsabilidade da Companhia de Música Teatral (CMT).
O programa incluiu formações (as Formações Transitivas BebéPlimPlim, Supersonics, Colos de Música e Mil Pássaros), workshops e visitas a Inventário dos Frutos e ao Gamelão de Porcelana e Cristal e a apresentação de peças do Ciclo Peça a Peça Itinerante (PaPI Opus 7, PaPI Opus 8 e PaPI Opus 10).
Durante 6 dias, cuidadores, bebés e educadores tiveram a oportunidade de entrar no mundo CMT. O Gamelinho (Gamelão de Porcelana e Cristal para os mais pequeninos) foi a receção para todas as pessoas que entraram na Quinta dos Cónegos durante o Festival. Eram as dezenas de taças sonoras coloridas e as baquetas de cortiça que faziam despertar pais e crianças para a experiência sonora deste Festival. Depois, mais acima, encontravam o Gamelão de Porcelana e Cristal, um “instrumento musical coletivo” constituído por centenas de peças de porcelana, faiança, grês, vidro e cristal que envolvia cada visitante numa experiência sonora imersiva. O Inventário dos Frutos era a instalação que se seguia — uma sala repleta de objetos sonoros que podiam ser explorados por cada criança ou cuidador.
O Gamelão de Porcelana e Cristal e o Inventário dos Frutos foram ainda casa para workshops diários — guiados por artistas CMT — que permitiram aos participantes fazer música em conjunto, com e para os seus bebés.
Cada novo dia trouxe consigo também a apresentação de um PaPI para bebés, cuidadores e educadores. A semana começou com PaPI Opus 7, o jardim de flores sonívoras com um jardineiro muito especial. No fim-de-semana foi a vez da apresentação de PaPI Opus 8 — que levou crianças a voar pelo mundo dos pássaros, e de PaPI Opus 10 — a peça que celebra a liberdade de quebrarmos as regras.
A formação transitiva foi momento de partilha entre educadores. A cada novo dia da semana, uma nova formação transitiva deu a oportunidade aos formandos de conhecerem o material musical da CMT e de vivenciar no corpo e na voz cada canção e canto rítmico. Foram 4 manhãs plenas de música e inspiração que permitiram a partilha de material musical que pode ser transportado para o contexto educativo.
Ecos do Festival Berço de Melodias aqui.